Requalificação e Ampliação da Escola JI+EB Alice Vieira – Lisboa

Requalificação e Ampliação da Escola JI+EB Alice Vieira – Lisboa

Dono de Obra: SRU Lisboa Ocidental

Valor da Obra: 3 889 461,34 €

Prazo de Execução: 540 dias, 18 meses (25 janeiro a 18 Julho 2022);

Resumo da obra:

A empreitada consiste na total remodelação do edifício existente e o melhoramento do equipamento escolar com a construção de um novo pavilhão gimnodesportivo, um novo espaço destinado ao pátio do Jardim de Infância, e redefinição dos acessos ao exterior assim como a reformulação do espaço exterior.

Na 1ª Fase, com duração de 45 dias, até 10 Março 2021, procede-se à instalação das novas salas provisórias em contentor monobloco na Escola, EB 2, 3 dos Olivais (a 200 m de distância).

A 2ª Fase inicia a 11 Março 2021, engloba todos os trabalhos de  requalificação e ampliação da Escola Alice Vieira. Conclui a 18 Junho 2022.

A 3ª Fase (19 Junho a 18 Julho 2022) remete para a desmontagem das instalações provisórias da 1ª Fase, na Escola dos Olivais.

                                                                               

 

1ª Fase:

Esta fase de obra refere-se à implantação das instalações provisória da Escola Básica Alice Vieira na zona sul do recinto da escola básica 2,3 dos Olivais, com acesso previsto pela entrada de serviço desta.

As duas escolas, após os trabalhos, ficarão separadas fisicamente através de vedações de modo a proteger de interferências externas, quer uns quer de outros alunos das diferentes escolas.

As intervenções na EB dos Olivais que permanecerão após a desmobilização dos monoblocos consistem no muro de suporte M1 a executar no talude existente Sul, para alargamento deste troço e instalação dos monoblocos de sala de aula e na substituição das portas das áreas técnicas do ginásio por portas com características corta-fogo.

 

2ª Fase:

Esta Fase incide nos trabalhos de remodelação, requalificação e consequente renovação deste espaço escolar na sua totalidade.

Serão criados novos espaços como o novo pavilhão gimnodesportivo, um campo de jogos na cobertura deste, um novo acesso a nascente junto a este novo equipamento, potenciando a implementação de áreas de recreio distintas, novas acessibilidades tendo em atenção os dois escalões etários residentes.

3ª Fase:

Desmontagem de todos os contentores da 1ª Fase e devolução do espaço utilizado em perfeitas condições de utilização, permanecendo os melhoramentos nos acessos e estruturas de suporte de terras em talude.

A empresa vendedora do contrato de Empreitada, o consórcio externo de responsabilidade solidária “Refoiense e Bracarabuild”, é constituído pelas Empresas Refoiense, Lda e Bracarabuild, Contrução e Engenharia, Lda, assinou o Contrato com o Dono da Obra em 10 de agosto de 2020.