Escola básica e secundária Francisco Freitas Branco – Porto Santo

Jan 2018 – set 2019

Promotor / Cliente: Secretaria Regional dos Aszsuntos Parlamentares e Europeus Direcção Regional do Equipamento Social e Conservação – Região Autónoma da Madeira

Valor da Empreitada: 4.743.718.21

A E.B.S. do Porto Santo, foi construída na década de 70 do século passado tendo sido e em 1998 foi alvo de uma ampliação de modo a acomodar mais 18 salas e gabinetes. A área de terreno é de 17.000m2 onde se encontram implantados 5 blocos, sendo que três deles têm dois pisos.

Para além do volume principal subdividido em três blocos (1,2,3), o corpo do refeitório e serviços de apoio (bloco 4) e existe ainda o corpo do ginásio (bloco5) que se localiza a poente. Interligando todo este conjunto existe uma zona de recreio coberto.

O edifício após a ampliação ficará com um total de 6.411,5m2, um polidesportivo com bancadas que ocupará cerca de 1.300m2 e uma área de exteriores de 12.300 m2.

Composição das áreas gerais do empreendimento:

Área do Terreno . 17.000,00 m²

Área de Implantação . 3.473,35 m²

Área de exteriores  . 12.300,00 m²

Área do Polidesportivo e Bancadas . 1.300,00 m²

Área Bruta de Construção a recuperar . 6.300,00 m²

Área Bruta de Ampliação  . 111,50 m2

Esta intervenção feita de forma faseada, permite que a escola mantenha as suas funções lectivas durante as obras, com mínimas perturbações ou constrangimentos. As fases de construção serão duas, numa primeira fase serão remodelados o bloco 3, bloco 5, uma pequena parcela do bloco 2 com a ampliação do corpo por forma a serem criados novos gabinetes e serviços de apoio e também será construído um novo polidesportivo com as dimensões de 44x22m.

Na segunda fase da obra os blocos 1, 2 e 4 serão alvo de intervenção, sendo a interferência mais significativa.

Trabalhos executados:

• Recuperação de elementos estruturais, em especial os pilares e vigas significativamente afectados por corrosão das armaduras.

• Recuperação das paredes exteriores, uma vez que estas não cumprem os requisitos técnicos relativos ao comportamento térmico e acústico com novo recobrimento pelo interior ou pelo exterior.

• Remoção de toda a cobertura dos edifícios constituídos por chapas de fibrocimento contendo amianto e execução de nova cobertura.

• Substituição de todos os vãos exteriores.

• Substituição de todos os revestimentos interiores existentes (pavimentos, paredes e tetos).

• Remodelação total da cozinha, refeitórios, instalações sanitárias e balneários.

• Implantação de laboratórios escolares.

• Substituição de todas as infraestrutoras

• Reabilitação de 2 reservatórios de rega.

• Execução de novo campo polidesportivo.

• Reabilitação total do Ginásio.

Related Projects

Start typing and press Enter to search